Neste post farei a resenha do Livro Linguagens Formais e Autômatos de Paulo Blauth Menezes. Da serie livros didáticos informática ufrgs. Vol. 3. Editora Bookman.
Para esta resenha foi utilizada a 6ª edição.
Essência do Livro
Neste livro o autor nos ensina os conceitos sobre linguagens formais e autômatos. O livro apresenta definições formais e matemáticas sobre as linguagens formais, os diversos tipos de autômatos e suas aplicações. É um livro feito para ser utilizado como fonte didática para alunos e professores de disciplinas que envolvam este assunto, É importante para o estudo de Compiladores, Teoria da Computação, Linguagens Formais e Autômatos, e Projetos de Algoritmos.
A Quem o Livro é Recomendado
O livro é recomendado para pesquisadores, alunos e professores de disciplinas que utilizem este conteúdo. A recomendação é devido ao seu teor didático, com definições formais, exemplos fáceis e conteúdo objetivo. Sabemos que muitos estudantes da área de computação, atualmente, são impacientes e os professores não possuem muito tempo para revisar o conteúdo entre uma aula e outra.
Resumo do Livro
O livro se divide em 9 capítulos e mais um de leituras sugeridas.
O primeiro capítulo, introdução, é dedicado a conceitos básicos introdutórios, como, a sintaxe e semântica, teoria dos conjuntos, funções lógica proposicional e provas e teoremas.
No segundo capítulo nos é apresentado conceitos úteis para o acompanhamento do livro, como alfabeto, palavras, linguagem formal e gramáticas.
No terceiro capítulo, de linguagens regulares, é onde a brincadeira de verdade começa. Estudamos os sistemas de estados finitos, formas de composição, as diversas formas de autômatos, a expressão regular e gramática regular. capítulo importante para disciplinas que envolvem as linguagens formais ou autômatos.
No quarto capítulo são estudadas as propriedades das linguagens regulares. lema do bombeamento, investigação se a linguagem é regular, operações sobre linguagens, minimização.
No quinto capítulo investigamos os autômatos finitos com saída, máquina de Mealy e máquina de Moore, que são importantes para disciplina de compiladores. Hipertexto e hipermídia, animação com autômatos.
No sexto capítulo vemos as Linguagens Livres de Contexto. É importantes para construção de compiladores, vemos gramáticas Livres de Contexto, árvores de Derivação, gramática ambígua, simplificação, formas normais, que são importantes para a definição e implementação de linguagens de programação. Além disso vemos a recursão a esquerda e autômato de pilha, utilizada para o reconhecimento de programas construídos em alguma linguagens.
No sétimo capítulo vemos as propriedades de reconhecimento das linguagens livres de contexto. Estudamos as suas propriedades e os algoritmos de reconhecimento.
No oitavo capítulo entramos em temas que são coincidentes com o estudo de Teoria da computação. Vemos a Máquina de Turing, modelos equivalentes a máquina de Turing, hipótese de Church, gramáticas irrestritas linguagem sensível ao contexto, gramática sensível ao contexto, máquina de Turing com fita limitada e as propriedades das linguagens enumeráveis.
No nono e último capítulo vemos a hierarquia das classes de linguagens e as conclusões. Neste capítulo vemos a hierarquia de Chomsky e as conclusões do autor.
O Que Torna Este Livro Diferente dos Outros
O que torna este livro diferente de outras referências relacionadas ao tema de linguagens formais e autômatos é a sua abordagem abrangente e o modo de apresentar o conteúdo. Utiliza uma linguagem bem simples, e apresenta exemplos e formalismos que são úteis no ensino de disciplinas com este tema.
Minha Opinião
A primeira impressão que temos com esse livro é que ele foi escrito para ser uma referência em sua área. Que realmente necessitava de livros didáticos. É um livro completo para aqueles que se interessam no estudo formal de linguagens, mesmo para um estudante iniciante de computação ou para ser utilizado como referencias por um professor de disciplinas relacionadas.
Pontos Positivos: Para estudantes e professores é um dos melhores livros para ser utilizado como referência de estudo. O conteúdo é de fácil compreensão. É realmente um livro didático.
Pontos Negativos: O conteúdo e o modo utilizado para explicar o seu conteúdo é especifico para profissionais da área. Curiosos terão dificuldades em compreender o conteúdo. Os exercícios poderiam ser de níveis mais variados e que aplicassem mais conceitos. A maioria dos exercícios de autômatos envolve a construção de autômatos, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário