quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Computação 4 de X - Lógica


próxima ciência que ajudou o desenvolvimento da computação é a lógica. A lógica, segundo [2] funciona como ciência auxiliar de todas as outras ciências. 

A etimologia da palavra Lógicasegundo [3] foi definido em meados do sec. 14 como “branch of philosophy that treats of forms of thinking, science of distinction of true from false reasoning”. Do grego (he) logike (techne)  “(the) reasoning (art)”. 

Em [1] A lógica examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas. 

Segundo [5] a elaboração formal inicial dessa ciência é atribuída ao Filosofo grego Aristoteles 384-322 AC. Ainda, segundo [4] Aristoteles é o filosofo mais influente na história ocidental. A lógica, no século atual, é basicamente a lógica Aristotélica. 

Segundo [10] A lógica Aristotélica “tratava-se de mostrar o caminho correto para a investigação, o conhecimento e as demonstrações científicas. O método científico que ele preconizava assentava nas seguintes fases: 1. Observação de fenómenos particulares; 2. Intuição dos princípios gerais (universais) a que os mesmos obedeciam; 3. Dedução a partir deles das causas dos fenómenos particulares. Aristóteles estava convencido que se estes princípios gerais fossem adequadamente formulados, e as suas consequências corretamente deduzidas, as explicações só poderiam ser verdadeiras. 

Segundo [10] a lógica Aristotélica começa a ser questionada século XVI. A lógica Aristotélica preconizava que a investigação científica “a partir de um conjunto de princípios universais admitidos como verdadeiros, por um processo dedutivo procurava-se encontrar a explicação para todos os fenómenos particulares”. A partir do Século XVI com a chamada ciência experimental os cientistas a partir do particular procuram agora atingir o universal, e não o contrário, como na lógica aristotélica. 

A lógica formal entra em descrédito a partir das obras de filósofos como Francis Bacon (1561-1626) e R. Descartes (1596-1650)Segundo [10] A obra de Bacon Tratava-se de criar um novo método de investigação científica – o método indutivo-experimental. A principal contribuição está no facto de ter valorizado o papel da indução. A investigação científica devidamente conduzida era uma ascensão gradual indutiva, desde as correlações de baixo grau de generalidade até às de maior nível de generalidade. 

Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), que terá uma postagem somente para ele mais a frente, ocupa um lugar especial na história da lógica. Segundo [10] ele procurou aplicar à lógica o modelo de cálculo algébrico concebido como um conjunto de operações dedutivas de natureza mecânica onde são utilizados símbolos técnicos. O raciocínio torna-se, neste projeto de Leibniz, um cálculo susceptível de ser efetuado por uma máquina organizada. Esta ideia irá inspirar até aos nossos dias não apenas o desenvolvimento da lógica, mas a criação de máquinas inteligentes. 

Segundo [1] o estudo da lógica é dividido em quatro áreas, que são: 

  • Lógica InformalSegundo [6] é utilizada para analisar a lógica utilizada para argumentações que ocorrem em Linguagem Natural. 

  • Lógica Formal: Segundo [1] “é o estudo da inferência em conteúdo puramente formal. Uma inferência possui um conteúdo puramente formal se ele pode ser expresso como um caso particular de uma regra totalmente abstrata, isto é, uma regra que não é sobre uma qualquer coisa em particular”. Utiliza palavras como conectivos lógicos como “e”, “ou”, “se-entao”. 

  • Lógica Simbólica: Segundo [1] “é o estudo das abstrações simbólicas que capturam as características formais da inferência lógica”. A lógica simbólica é frequentemente dividida em dois ramos:lógica proposicionale alógica de predicados. 

  • Lógica proposicionalé um sistema formal que utilizam formulas eu representam proposições, que podem ser formadas pela combinação de proposições atômicas, usando conectivos lógicos e um sistema de regras de derivação. No estudo da lógica, utiliza a tabela verdade para realizar o cálculo lógico, cujo resultado pode ser verdadeiro ou falso. 

  • Lógica de Predicadosé um termo genérico para sistemas formais simbólicos. Neste sistema se distingue de outros sistemas, em que suas formulas contém variáveis que podem ser quantificadas. Dois quantificadores comuns são: os quantificadores existencial  ("existe um") e universal  ("para todo")”. Foi utilizado por Alain Colmerauer e Philippe Roussel como base para o desenvolvimento da linguagem Prolog. 

  • Lógica Matemáticaé uma extensão da lógica simbólica em outras áreas, como a Teoria dos Modelos. 

  • Teoria dos Modelos, Segundo [9] “é o estudo da representação de conceitos matemáticos em termos de teoria de conjuntos, ou o estudo de modelos que apoiam sistemas matemáticos”. Um modelo matemático é a representação ou interpretação simplificada da realidade. Portanto, a Teoria dos Modelos é a representação em termos de conjuntos das interpretações da realidade. Exemplo, representação pela teoria dos conjuntos de uma soma, subtração ou outras operações matemáticas pré-existentes. 


Referências: 
[1] “Lógica”. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica. Acessado em: 20/10/2016. 
[2] Clesidra. “Origem, Objecto e Objectivos da Lógica”. http://filosofia-10ano.blogspot.com.br/2007/09/origem-objecto-e-objectivos-da-lgica.html. Acessado em: 20/10/2016. 
[3] “Online Etymology Dictionary”. http://www.etymonline.com/index.php?term=logic&allowed_in_frame=0. Acessado em: 20/10/2016. 
[4] Michael FredeAristotle”. http://chemistry.mtu.edu/~pcharles/SCIHISTORY/aristotle.html. Acessado em: 20/10/2016. 
[5] “Lógica, Raciocínio e Pensamento”. https://docs.google.com/file/d/0BzkiGvL8AKPdZ3RKbDByamhGNjQ/view. Acessado em: 20/10/2016. 
[6] “Stanford Encyclopedia of Philosophy”. http://plato.stanford.edu/entries/logic-informal/. Acessado em: 20/10/2016. 
[7] “Lógica Proposicional”. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_proposicional. Acessado em: 20/10/2016. 
[8] “Lógica de Predicados”. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_de_predicados. Acessado em: 20/10/2016 
[9] “Teoria dos Modelos”. https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_modelos. Acessado em: 20/10/2016. 
[10] “Breve História da Lógica”. http://www.filorbis.pt/filosofia/Hist.htm. Acessado em: 20/10/2016.

Fonte da Imagem: